terça-feira, 22 de abril de 2008



Os Cavaleiros Zoadiaco


Saint Seiya (聖闘士星矢, Santo Seiya?), conhecido no Brasil e em Portugal como Os Cavaleiros do Zodíaco, é uma série japonesa (anime e mangá) de grande sucesso no mundo, contando a história de jovens guerreiros guiados pelas constelações, protetores da deusa da sabedoria, da paz e da guerra.
Cinco guerreiros tem a missão de proteger Saori Kido, uma garota que é a reencarnação da deusa Atena, e lutar contra as forças do mal, num ambiente cheio de mitologias. A série exibida na TV é uma adaptação do mangá de mesmo nome criado por Masami Kurumada. A primeira exibição ao público foi feita pela Toei Animation no Japão na TV Asahi, no dia 11 de Outubro de 1986.
A série foi originalmente exibida no Brasil pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997 e está sendo reprisada pelo Cartoon Network na TV paga desde o dia 1º de Setembro de 2003, pela Rede Bandeirantes na TV aberta desde o dia 5 de Julho de 2004 e pela Rede 21 (atualmente mudou o seu nome para PlayTV), UHF, desde o dia 22 de Agosto de 2005. A ela seguiram-se outras manias , como Sailor Moon e Pokémon. No país, a série ficou conhecida tanto como "Cavaleiros do Zodíaco" (por causa de sua primeiro exibição, em 1994) como pelo seu título original (quando voltou a ser exibida na Band).
Em Portugal foi exibida a versão original japonesa sem abertura ou encerramento pela RTP Canal1 entre 13 de Setembro de 1992 e 30 de Maio de 1993. A série foi cancelada com apenas 36 episódios por alegadas queixas pelo seu conteúdo violento por parte de pais. Embalada pelo estrondoso sucesso de Dragon Ball Z em 19 de Setembro de 1999 a SIC inicia a transmissão da versão portuguesa da série, transmitindo desta vez a totalidade dos episódios, exceptuando o 37. Destacou-se pela constante mudança do horário da série, que começou aos domingos pelas 12 horas, passou para terças e quintas às 9 horas e tendo acabado nesses dias às 7:30 da manhã.
No Brasil, o lançamento da série em 1994 foi responsável por mudar a maneira que o público assistia animes, desencadeando uma "anime-mania". Noutros países latino-americanos como, por exemplo, no México e na Argentina o sucesso também foi grande, apesar de a animação japonesa ter sido exibida eventualmente em ambos os países na década anterior, com programas como "Robotech" e "Mazinger Z". Em função do sucesso nos países de língua espanhola, a tradução brasileira do anime foi feita com base na dublagem em espanhol. Tanto o anime quanto o mangá foram lançados na China, Hong Kong e Taiwan por volta de 1990, dando início à adoração da animação japonesa e do mangá nesses países.
Saint Seiya começou a ser conhecido no ocidente como Os Cavaleiros do Zodíaco. Na França, teve um sucesso gigantesco e surpreendente, merecendo até primeira página de jornal nesse país.[carece de fontes?] Foi nomeado na França como Les Chevaliers du Zodiaque. Na Espanha e outros países de língua espanhola foi chamado de Los Caballeros del Zodiaco. Na Itália, o anime ficou conhecido como I Cavalieri dello Zodiaco, em Portugal adoptaram para Os Cavaleiros do Zodíaco enquanto nos EUA foi exibido como Knights of the Zodiac.
Pode afirmar-se que Saint Seiya deu contribuições especiais no desenvolvimento da cultura japonesa de mangás e animes. É a mais importante e antiga origem para Doujinshi, que acabou crescendo numa subcultura periférica significativa de anime e mangá. Os grupos Doujinshi têm atualmente um grande número de membros no Leste Asiático, América do Sul e Oeste Europeu.

Nenhum comentário: